Para podermos manter a sua empresa em ordem é necessário realizar alguns passos: 


1- Emitir as notas dos serviços


Você deve emitir notas fiscais para todos os serviços prestados pela sua empresa e para as entradas financeiras relacionadas a sua atividade. 


Temos um capitulo inteiro de suporte dedicado a Emissão das Notas Fiscais, veja no link http://suporte.contabilizo.com.br/support/solutions/folders/4000030215 


Você deve utilizar o emissor gratuito da ferramenta. Na impossibilidade disso ocorrer você deve utilizar o portal da prefeitura e anexar a uma entrada financeira. Saiba como fazer isso no link http://suporte.contabilizo.com.br/support/solutions/articles/4000145612-controlando-receitas-e-despesas 


Importante: Para utilizar o emissor da Plataforma é necessário adquirir um certificado digital A1. 


Prazos relacionados


Prazo de emissão: você deve emitir suas notas fiscais até o último dia do mês através da plataforma ou ainda pelo portal da prefeitura.


Fechamento do Período: Você deve fazer o fechamento do mês no primeiro dia do mês subsequente. 


A guia de pagamento da DAS vence no dia 20 e enviaremos até dois dias antes. 


2- Faça o fechamento mensal


Vá até a Opção de Fechar Mês. Ela está no seu Gerenciador Financeiro, Aba Contador, Opção Documentos conforme abaixo. 



Os arquivos que não estiverem no Gerenciador Financeiro devem ser encaminhados pela Plataforma na opção enviar Documentos conforme figura abaixo. 



Importante: Fique atento ao fechamento, pois caso você esqueça de informar uma movimentação, para a reabertura de período pode ser cobrado um valor adicional. 


Você receberá um e-mail para ser lembrado do envio dos documentos. 


3- Pague as Guias de Impostos


Após emitir as notas fiscais e informar a movimentação, nossos contadores calcularam todos os impostos da sua empresa. 


Eles serão enviados pelo seu e-mail e através da Plataforma. 


4- Pró-Labore e Distribuição de Lucros


O Pró-labore nada mais é do que o salário que o sócio (administrador ou cotista), ou titular de empresa individual ou EIRELI, recebe pelo trabalho que faz na empresa e serve principalmente para que ele contribua para a Previdência Social, garantindo a sua aposentadoria.


Por isso a partir do Pró-Labore combinado, disponibilizamos mensalmente na plataforma uma guia chamada *GPS (Guia de Previdência Social) referente ao recolhimento do INSS, o que garante a regularidade da empresa perante à Receita Federal e Previdência Social e também a contribuição para a aposentadoria. 


A GPS será enviada por email, a partir do dia 15 de todo mês, com vencimento para o dia 20. Quando esta data cai em feriados e finais de semana, o vencimento é antecipado para o dia útil mais próximo.


Quanto a obrigatoriedade da retirada, a COSIT nº 120, publicada em agosto/2016 pela Receita Federal determina que sempre que o sócio-administrador/titular da empresa fizer qualquer retirada, ou obtiver remuneração/ benefício pago pela empresa, deve obrigatoriamente retirar Pró-labore.


Portanto sempre que houver retiradas ou benefício obtido pela empresa (como plano de saúde, por exemplo) é obrigatório ter pró-labore.


Para definir seu Pró-labore você deve informar a nossa equipe. 


5- Pagamento da Mensalidade


Você receberá todos os meses nossa mensalidade pelo e-mail. 


Lembrando que a mensalidade vence todo dia 05 do mês corrente.